sexta-feira, 16 de novembro de 2012

BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ



Num recém-inaugurado Centro de Eventos do Ceará que retrata a megalomania e a insensibilidade social, especialmente com a acessibilidade, do atual Governo do Estado, transcorre até domingo a 10.ª Bienal Internacional do Livro do Ceará. Aliás, de internacional o evento só tem praticamente o nome, eis que não conta com uma única editora ou livraria do exterior comercializando seus livros.
Ainda assim, há aspectos positivos a serem ressaltados. O mais relevante é a justa homenagem à Padaria Espiritual, movimento literário cearense que, de fato, deflagou o Modernismo no Brasil, antecipando-se à Semana de Arte Moderna.
Rendeu-se ainda uma louvável ênfase à literatura de cordel, fazendo-se presente ao evento mestres da cultura popular, como Lucas Evangelista e outros tantos, que vendem seus romances ao mesmo tempo em que se apresentam para o público declamando suas poesias.
Autores cearenses também mereceram destaque, seja com novos lançamentos, seja com a divulgação de livros já consagrados, como a História do Ceará de Aírton de Farias, que está no evento distribuindo simpatia e autografando sua obra.
O enorme volume de obras voltadas para o público infantil também surpreende e merece aplauso, inclusive pelo preço relativamente acessível.  
De modo geral, o evento é extremamente recomendável, para crianças e adultos, preferencialmente com tempo e paciência para uma boa "garimpagem" e, óbvio, algum crédito no cartão...   

Nenhum comentário: