sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA



O aniversariante do dia é o irmão "Karamazov" mais intenso, mais passional, mais cativante, mais despojado e mais humano. Meu irmão Raimundo Albuquerque completa hoje 30 (trinta) anos, qual um balzaquiano calejado pelo "carpe diem".
A primeira lembrança marcante que guardo da minha infância – ainda aos 04 (quatro) anos de idade – foi a ida com meu pai a Sobral para visitar mamãe recém-operada do parto do Raimundo. Na portaria da Santa Casa fui barrado; criança não poderia entrar, mas, instantes depois, valendo-me de um descuido do guarda, corri ansioso até o quarto n.º 11. Era manhã de um dia de novembro de 1982. 
Dias depois, Raimundo chegou em Coreaú, muito magro e miúdo. De tão miúdo, papai ainda conta que a nossa vizinha Dona Milce Bréu o teria trazido numa caixa de sapato. Fiquei muito feliz por ter ganhado um irmão, nem me importando com as provocações do amigo Pitica, que a toda hora dizia que eu havia ficado "no canto".
Nas voltas que a vida dá, reencontrei Raimundo em Boa Vista, Estado de Roraima, tendo ele se tornado o meu grande companheiro de andanças em terras macuxis. Fomos juntos a Manaus, a Santa Elena de Uairén (Venezuela), a Lethem (Guiana), a Uiramutã e a tantas outras paragens inesquecíveis.
Regressei ao Ceará com uma saudade enorme, lamentando bastante a distância que novamente iria nos separar. Hoje espero mais um giro da vida para reencontrá-lo.
Meu irmão, parabéns pelos 30 (trinta) anos de vida! Saúde e paz!      

Nenhum comentário: