quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A MATEMÁTICA CEARENSE DO NORDESTÃO 2013



Dizem por aqui que um "Diário" bem escrito tem a missão de comentar! Olhar os fatos da vida dos navegantes, sem deixar de anotar! Dessa forma, meus amigos, essa eu me sinto com o dever de registrar!
E hoje vai ser assim, deixando o coração de lado, e brincando mais com as palavras, que eu vou dar o meu recado!
Não... Não vou fazer deste espaço um "cordel", mas, quem sabe, com relances de um "repente", falando um pouco de futebol, eu consiga homenagear esta parte genuína.... da Literatura Nordestina!
Cá entre nós, acho que hoje eu posso tentar inovar! Afinal, não é toda semana que Ceará e Fortaleza contrariam a "sempre lógica matemática", invertem a "ordem dos fatores" e constroem, juntos, "um novo produto"!
Sim, invertemos os fatores! Surpreendemos os "favoritos"! Colocamos em "prova real" aquela velha frase de um comentarista acolá que costuma sempre frisar: "Se o futebol cearense não existisse, precisaria ser inventado"!
O Ceará foi a Salvador levando consigo um "retrospecto invejável"... Nunca havia derrotado o Vitória/BA pela Copa do Nordeste! Ou seja, não era apenas o "desplacar" de 2x0 que incomodava, a "lógica histórica" precisaria ser totalmente... contrariada!
O Fortaleza, por sua vez, enfrentava um Arrudão lotado, um Santa Cruz embalado e que entrava em campo "classificado"!
Meu saudoso e velho pai, que costumava chamar o Ceará de "Robin Hood do Nordeste" (pois ganhava dos grandes pra perder dos pequenos), certamente iria ria à toa com mais este feito do seu "Glorioso Alvinegro"!
O Ceará simplesmente esqueceu a história, contrariou a "lógica" (que lógica?), "multiplicou" os gols, fez 4x1 no Vitória/BA e extraiu a "raiz quadrada" das cinzas do carnaval baiano!
O Fortaleza, então, expliquem-me aquilo, por favor! Elevou as emoções e exponenciou as coronárias do seu torcedor! O gol no último minuto pulverizou o percentual das chances de eliminação e tornou nula qualquer "santa chance" de reação!
Ceará e Fortaleza brincaram com as operações, contrariaram a matemática, inverteram os fatores e conseguiram... um novo produto! Um produto genuinamente alencarino! Produto que, temporariamente, inverteu a ordem... do futebol nordestino!
Pelo menos por hora, reescreve-se agora... aquela "certa lógica"! O futebol do Nordeste tem que "tirar os nove" dos pernambucanos, "eliminar" os baianos e, em novos tempos de Arena Castelão, reconhecer os cearenses como favoritos ao título do Nordestão!

Raphael Esmeraldo Nogueira
Cronista/Defensor Público

Um comentário:

Anônimo disse...

Sorte aos representantes cearenses.