sábado, 23 de junho de 2012

DER FALL VON BERLIN


Um momento sublime da humanidade: a retomada de Berlim pelos soviéticos. Nesse momento, desterrou-se o ódio nazista e sua paranoica ambição de dominar o mundo pela força. Hitler estava morto, brotando a esperança de um mundo novo, além de livre, mais igual.
Pena que o partido bolchevique degenerou e os homens da direção, seduzidos pela mesma força, abandonaram precocemente a ideologia socialista, convertendo a nascente esperança, na prática, numa nova modalidade de opressão impiedosa. 
A ideia da socialização dos bens de produção e da distribuição equitativa das riquezas da sociedade, no entanto, não é uma invenção marxista-leninista -- os nossos indígenas já a conheciam há séculos e ainda a praticam até os nossos dias --, permanecendo extremamente atual e válida como mecanismo de evolução social. Quanto aos homens, herdeiros de séculos de capitalismo selvagem, ainda há muito o que aprender. 
Aperfeiçoar o sistema antes de aperfeiçoar o homem capitalista iria naturalmente gerar a insuperável crise de adaptação. Os dilemas do homem e da sociedade não se resolvem somente com teoria político-econômica. De todo modo, enquanto não forem solucionados os problemas que deram origem ao desafio socialista, a luta continua.       

Nenhum comentário: