sexta-feira, 29 de junho de 2012

PLATÃO


Considerado por alguns o maior filósofo de todos os tempos, Platão influenciou o pensamento de seu tempo e de épocas posteriores. Afirmava que a essência das coisas e a verdadeira realidade não estariam no mundo pragmático, mas no mundo das ideias. O homem em si mesmo não disporia de grande relevância, pois somente a sua capacidade de pensar com vista a algum fim é que lhe atribuiria algum relevo. Existiria, assim, um mundo das ideias, onde residiria o verdadeiro saber, tão real, ou ainda mais real, do que o mundo concreto. 
Quanto ao seu pensamento político, Platão acreditava num Estado ideal em que fossem dirigentes os filósofos e houvesse estratificação social para que se tornasse viável a manutenção do próprio Estado.
O homem somente seria grande enquanto participasse do Estado, sendo útil à sua comunidade, com o seu trabalho, como o seu pensamento ou mesmo com o seu comando. O indivíduo somente ostentaria grandeza enquanto fosse útil à polis. Assim, todos teriam seu papel específico na coletividade, sendo por isso Platão considerado o primeiro grande comunista.
As características do seu pensamento são as seguintes:
1) Coletivismo: Segundo Platão, não deveria haver propriedade privada, antecipando Marx. O ensino deveria ser patrocinado pelo Estado. As mulheres deveriam ser livres para casar com quem bem entendessem.
2) Autoritarismo: O Estado deveria concentrar a força. O indivíduo deveria respeitá-lo de todas as formas, ainda quando não agisse o Estado com razão.
3) Positivismo: Haveriam de prevalecer as leis da polis. A norma escrita deveria ser obedecida. Não acreditava no direito natural.
4) Estatalismo: Tudo deveria ser como o Estado achasse por bem que fosse. O indivíduo era um membro apenas do corpo coletivo; o Estado, como o todo, dispunha sempre de maior relevância.  

Francisco Eliton Meneses
Filosofia do Direito - 1999

Nenhum comentário: