sexta-feira, 22 de junho de 2012

SERRA DA PENANDUBA


A pitoresca Serra da Penanduba, com seu imponente cume de 530 metros.
Mirante interno do Vale do Coreaú. "Parnaso" simbólico das letras palmenses.

Serra do Penanduba is a 1,739ft/530m mountain peak near Coreaú, Ceará, Brazil. Based on peakery data, is ranks as the 311th highest moutain in Brazil. 
Fonte: http://peakery.com/serra-do-penanduba/

Penanduba quase se tornou a denominação oficial do Município de Coreaú

O ano de 1943 reacendeu o movimento que findou consolidando a mudança da denominação do Município de Coreaú, até então chamado Palma, sob o pífio pretexto de haver, no Brasil, outras localidades com a mesma denominação, ocasionando embaraços nos serviços dos Correios...
"Nesse contexto, dois nomes foram indicados, Coreaú, denominação do rio, principal acidente geográfico que corta todo o território municipal e Penanduba, designativo de uma pequena serra existente no espaço geográfico de Palma. Uma grande disputa foi travada, saindo vitorioso o topônimo Coreaú, graças aos protestos veementes de muitos coreauenses, que se colocaram contra a outra opção." (Leonardo Pildas. História de Coreaú. Fortaleza. 2003. p. 57).
Malgrado o rechaço, naquela ocasião, o termo Palma prosseguiu sendo a denominação oficiosa e carinhosa empregada para se referir ao Município de Coreaú, invocado inclusive no batismo da Banda Municipal Lira Palmense, do time de futebol mais popular da cidade – o Palma – e da Academia Palmense de Letras.
Noutro passo, a Penanduba, outrora estigmatizada, tende a converter-se no "Parnaso" simbólico das letras palmenses...

Nenhum comentário: