quarta-feira, 19 de setembro de 2012

MISSIVA VIRTUAL DOS TEMPOS DE JUSTIÇA


Querido Mestre,

Fico contente por saber que "as coisas estão entrando no ritmo esperado". No ritmo do forró, presumo – conquanto seu desempenho no arrasta-pé possa ser considerado pouco técnico, além de um espetáculo doloroso de se ver...

Se por aí não há o vislumbre de nenhuma nuvem negra ameaçadora; por cá, não estou vislumbrando sequer a fumaça do bom direito para deferir o pedido de liminar! Mas a toldar-me o horizonte só mesmo a "obra" vespertina do "primo", precedida sempre de abundante flatulência.

Tirante a galhofa, Dante cunhou no frontispício do seu inferno (dele): "Lasciate Ogni Speranza Voi Ch'entrate". Mas não temei: Caruaru não é um inferno dantesco, talvez no máximo um purgatório, em cujos umbrais deve estar grafado: "Libertas Quæ Sera Tamen".

Sendo consabido seu vasto conhecimento do direito pátrio e alienígena, era de se esperar que o desafio jurídico não lhe causasse desassossego. Tocante ao desafio pessoal, considerando que a paciência não é uma das suas virtudes mais notórias, sugiro que procure se policiar também a si mesmo, cuidando dos arroubos, notadamente os inconsequentes. Busque contornar sem açodamento os percalços, com a habilidade que no fundo você possui. No mais, é no balanço da carroça que as abóboras se acomodam – como diria você mesmo!

Se um fantasma lhe assombra as noites de quarto de hotel, alugue uma casa e saia desse hotel mal-assombrado!

(...)

Com sua invejável cultura, jamais lhe faltarão companhias, máxime na atividade boêmia, ocasião em que o tirocínio e a verve jocosa lhe ficam ainda mais apurados. É natural, pois, que o empresário de artistas tenha-se tornado seu amigo, de olho quiçá no seu indiscutível talento na arte de "savoir vivre".

Pena que o moço seja afilhado do Leandro (já falecido), porque se fosse do Leonardo, você poderia aproveitar para ensiná-lo a cantar "Parlami d'amore Mariù" sem assassinar a língua italiana. E, no embalo, poderia ensiná-lo também a pronunciar corretamente ao menos "un poco" de italiano...

Arrivederci.

Fortaleza/CE, 1.º de julho de 2008.

Nenhum comentário: