segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A APL EM PAUTA NA FESTA II


Na véspera do encerramento de uma festa de setembro marcada pelo resgate de valores religiosos autênticos na celebração católica, a Academia Palmense de Letras (APL) realizou uma reunião antológica. Com a presença de Manuel de Jesus, Fernando Machado, Benedito Gomes, João Teles e Eliton Meneses, o arquétipo da agremiação foi engenhosamente revigorado. Decidiu-se pela manutenção do atual nome da entidade (APL), pela edição de uma revista anual, denominada "A Palma", pela criação de um blogue próprio, pela adoção de um brasão, pela fixação de uma placa às margens da rodovia que corta a cidade de Coreaú, indicando que o município já conta com sua Academia de Letras, pela realização de uma feira literária anual, no mês de setembro, pela atração de 02 (dois) novos membros e pela ratificação do nome do acadêmico Manuel de Jesus como presidente da entidade, para um mandato de 03 (três) anos, vedada a reeleição.  
Finda a reunião, o grupo resolveu realizar uma visita, no distrito de Araquém,  ao escritor Erandir Lima, autor de alguns romances e poemas manuscritos e com acabamento artesanal.
Numa rápida parada num comércio tradicional do distrito, o grupo não resistiu a alguns bolos manzapes expostos no balcão e resolveu apreciá-los com um refrescante guaraná Delrio, para aplacar os efeitos da maior seca dos últimos anos. 
Depois, ainda no distrito, uma visita ao principal responsável pelo movimento educacional que tem convertido o Araquém num celeiro de talentos estudantis, competentes intelectualmente e comprometidos com as causas sociais, o Professor José Maria Gomes de Lima, educador memorável digno de todos os encômios, abnegado agente de transformação social e protagonista da luta pela construção de um mundo melhor. 
Na volta para a Palma, fui matutando sobre o quão produtivo havia sido o encontro da APL, convicto de que os bons ventos têm bafejado as velas da agremiação.

Nenhum comentário: