sexta-feira, 21 de setembro de 2012

COREAÚ TEM UM ESCRITOR NO CASULO



Muito proveitosa a reunião realizada no sábado último, 15 de setembro, em Coreaú, para tratar de assuntos inerentes à Academia Palmense de Letras (APL).
Depois da reunião, como já comentado pelo membro da APL, Eliton Menezes, fomos até o distrito de Araquém, onde pudemos constatar o profícuo trabalho realizado pela AEDI e pelo Professor José Maria Gomes de Lima.
Mas queria dizer que fiquei boquiaberto, estupefato com o trabalho do estudante FRANCISCO ERANDIR LIMA ALBUQUERQUE, Acadêmico do Curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).
Ao visitá-lo, constatamos que ERANDIR tem 5 (cinco) ROMANCES produzidos por ele, os quais têm os seguintes títulos: O LOURINHO, A MOÇOILA, LIMARA, DISCÊNCIA, O RELIGIOSO E O ATEU.
O que mais me impressionou - como aos demais “imortais” -, foi a forma como ERANDIR escreveu esses livros, ou seja, fê-los à mão, desde as capas até os completos miolos dos romances, usando uma caneta esferográfica, ou seja, produziu-os sozinho, sem a intervenção de ninguém e sem o emprego de algum recurso tipográfico ou de informática.
Não tivemos a oportunidade ainda de fazermos uma leitura, por completo, de cada obra, todavia, percebe-se, a priori, que se trata de escritos interessantes e que merecem atenção, posto que revestidos de arte, de arte literária.
Certamente, um literato que nasce nas entranhas do distrito de Araquém, e que precisa ser lapidado e conduzido aos anais da literatura de Coreaú.
Parabéns, Erandir.

FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor e membro da APL
Coreaú-CE

Um comentário:

Unknown disse...

Muito legal! Eu também faço livros assim, costurados, colados, com capa dura, todos manufaturados e escritos a bico de pena ou pincel e tinta nankim. Inclusive, um deles se encontra na Biblioteca do Liceu e se chama Combustão. Livro rejeitado por mim e adotado poe eles. É isso aí, somos chamados de artistas por causa disso. Ainda bem que não estou sozinha. Abraços, Solange.