sexta-feira, 21 de junho de 2013

O BRASIL ACORDOU!



Não é de hoje que a população brasileira vem insatisfeita com o que ocorre em seu país. Corrupção, descaso com a saúde, com a educação, entre outros aspectos negativos, foram capazes de fazer grande parte dos brasileiros sair às ruas para mostrar suas insatisfações e assim lutar por seus direitos.
O motivo primordial foi o aumento das passagens em diversos Estados. E, mesmo com a redução dessas tarifas após muitos manifestos, o povo continua promovendo atos, deixando claro que o motivo não é apenas a tarifa abusiva por transportes que não oferecem melhorias.
No Rio de Janeiro foram somados mais de 300 mil manifestantes, o que faz lembrar a Passeata dos Cem Mil, uma manifestação popular de protesto contra a Ditadura Militar, em junho de 1968, na Cinelândia. Depois exatamente 45 de anos, a cena se repete, com estudantes, partidos políticos, artistas, intelectuais e outros setores da sociedade brasileira, tornando-se uma das maiores e mais expressivas manifestações populares da história brasileira.
Um pouco mais recente, em 1992, um outro movimento estudantil também se pôs nas ruas e ficou conhecido como a Passeata dos Caras-Pintadas, que teve como principal objetivo o impeachment do Presidente do Brasil Fernando Collor de Melo e sua retirada do posto.
Todas essas manifestações atingiram o resultado que buscavam: a ditadura caiu, a democracia ressurgiu e Collor foi destituído, o que parecia ser impossível. E isso tudo se deve graças aos protestos realizados, que não pararam.
Sendo assim, ou para a corrupção ou quem irá parar será o Brasil. Cabe a toda população decidir se esse momento fará ou não parte dos livros de História, em um enorme e fascinante capítulo, ou em uma frustrante nota de rodapé. Não se pode parar!

Marinara Rodrigues
3.º Ano EM – Colégio Pedro II

Nenhum comentário: