terça-feira, 25 de dezembro de 2012

ESTRADA DE CANINDÉ



Durante vários meses, rumo a Nova Russas e Tamboril, percorri a estrada que liga Fortaleza a Canindé, mas nunca havia visto tanta gente à esperada da solidariedade alheia quanto na véspera deste Natal. Não eram os tradicionais devotos pagadores de promessa a pé. Eram moradores da região, que se acomodavam em vigília à beira da estrada na véspera de Natal, na esperança de encontrar uma alma cristã solidária. Foram aquelas mãos estendidas que me fizeram sentir o espírito natalino. 
A mensagem de Jesus Cristo está naquelas mãos estendidas à beira da estrada de Canindé, muito distante da decoração luxuosa do "shopping center" da cidade. A mensagem que reforça nossa obrigação perante as outras pessoas, de partilhar o pão e de cuidar daqueles que necessitam. Na estrada de Canindé senti a força de Cristo e o rumo certeiro que Francisco de Assis conferiu à fé cristã. 
Assim como Galeano: "Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas."
De todo modo, com solidariedade ou com caridade, no Natal, e em todos os demais dias do ano, é preciso seguir a mensagem de Cristo e aprender com as muitas mãos estendidas à beira dos nossos caminhos.
Feliz natal para todos!  

Nenhum comentário: