segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O RISCO DA CONCENTRAÇÃO OLIGÁRQUICA



"Vale lembrar que as sucessivas derrotas de Tasso/PSDB não implicam que o projeto burguês gestado no CIC e desenvolvido ao longo de décadas tenha implodido. Ao contrário, esse projeto continua hegemônico entre os setores dirigentes. No Ceará, existe hoje, praticamente, um pensamento único, que vê na construção de grandes obras de infraestrutura e no apoio à industrialização os caminhos ideais para o desenvolvimento. Os críticos são poucos e, não raras vezes, desconsiderados. Ou seja, a modernização conservadora cearense continua, embora não seja agora um empresário que diretamente comande o Estado. A burguesia cearense continua cada vez mais forte e influente – é ela que financia candidatos, que apoia nomes compromissados com seus interesses nos mais diversos setores da sociedade. São os interesses econômicos de grupos empresariais que sustentam e orientam o sistema político vigente no Ceará, atualmente.
Resumindo, se politicamente os triunfos de Cid foram derrotas para Tasso, em termos de economia e administração, o projeto burguês continua o mesmo. Temos o 'mais do mesmo'." (História do Ceará. Aírton de Faria. 6.ª edição. Armazém da Cultura. 2012. p. 449)

Caso a oligarquia Ferreira Gomes conquiste a prefeitura de Fortaleza, estaremos não somente aplaudindo a continuidade do projeto burguês gestado no CIC, mas chancelando uma concentração de poder jamais usufruída por qualquer outra oligarquia ao longo da história do Ceará, com os riscos inerentes à concentração de poder há tempos alardeados por Locke e Montesquieu. 
Caso a oligarquia Ferreira Gomes conquiste a prefeitura de Fortaleza, estaremos não somente majorando a força e a influência da burguesia conservadora cearense, mas aplaudindo um espetáculo no qual o povo é mero figurante.     
Caso a oligarquia Ferreira Gomes conquiste a prefeitura de Fortaleza, estaremos nos agarrando nalguns erros da Administração Luizianne Lins (mas quem não os comete?) e, por ressentimento, interesse ou desconhecimento, esquecendo de questões muito mais graves.

Nenhum comentário: