sexta-feira, 13 de abril de 2012

OS CÃES CRUZARAM AS MONTANHAS


A Sabedoria dos Ditados Populares
Por Ricardo Conde

Caríssimos leitores,

Quando fui convidado para escrever no Portal Fronteira da Paz, coloquei ao meu interlocutor – Julio Reinecken – que, além de textos próprios, gostaria de compartilhar as “pérolas” que encontro em minhas andanças pela Internet, pois sou um “buscador incansável” e, pode-se até dizer, tenho a “sorte” de encontrar textos e mensagens, talvez desconhecidos da grande maioria, que podem ajudar a muitas pessoas.
Foi-me dito que eu teria total liberdade de escolher os temas que publicaria, desde que citasse a fonte ou tivesse a permissão por escrito dos autores.
É o que, graças a Deus, tenho feito.
Herdei de minha mãe o gosto pelos Ditados ditos “populares”.
Acho que, sem sombra de dúvidas, eles encerram verdades incontestes a respeito das intrincadas relações existentes entre os seres humanos.
Nos últimos dias, não sei por que, veio-me à lembrança essas grandes verdades incutidas em pequenas sentenças que nos levam a reflexões muito mais profundas. Talvez o meu subconsciente esteja me fazendo lembrar delas, em função de fatos que estejam acontecendo em minha vida.
Eu, no entanto, acho que essa inter-relação consciente-inconsciente é plenamente salutar...
Três textos foram por mim selecionados, para brindar aos meus queridos leitores, nesta oportunidade.
Acredito que essas verdades ainda estão plenamente vigentes nos nossos tempos atuais, apesar da antiguidade de suas formulações. Acredito, mesmo, que MERECEM SER RELEMBRADAS.
Espero, sinceramente, que lhes sejam úteis. E que o Grande Arquiteto do Universo (tenha o Nome que tiver, de conformidade com as suas convicções pessoais) esteja, sempre, em seus corações!

[Texto 1]
OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA

(...)


Site da fronteira entre Sant'ana do Livramento/RS e Rivera/Uruguay