domingo, 22 de abril de 2012

O LERUÁ DA PALMA



Já não temos quase nada,
Tradição quase nenhuma,
Salvo réstia de passado,
Relegada e moribunda.
Ainda recordo do tempo,
Manhã turva de outrora,
Ao romper d'aurora gris, 
De certa Páscoa canora.
Cedo que havia desperto,
Co' inocência inda pueril. 
Indaguei curioso da horda,
Que cruzara a tarde febril.
No sereno da velha Palma,
Em meio à missa da Matriz,  
A horda cruzara altaneira,
Co' irresistível força motriz.
Recolhida na manhã do dia,
A verba da inseparável cana,
Partia reluzente de alegria,
Da Palma a luzidia caravana.
Em busca do pau do Judas
Seguia meio-dia ao serrote,
Avultando ao final da missa,
Sem nada a deter-lhe o trote.
Ao chegar deitavam a planta,
O "Judas" de cima desciam,
Aos poucos surgiam as rodas,
As toras de pau se erguiam.
Minha mãe então me disse:
"Meu filho, tu viste o Leruá.
Uma tradição popular primeva,
Das poucas que temos no lugar.
Nos meus tempos de menina,
Já me embalava o entoar:
'Sá Chiquinha, Sá Chiquinha,
Se a cachorra lhe mordeu,
Como eu gostava dela,
A dentada não doeu,
E tora, tora, Leruá!
Vamos torar! Leruá!
Pancada dura, Leruá!
De marruá! Leruá!
Levanta o pau, Leruá!
E vamos lá! Leruá!
Vicente Chico, Leruá!
É o campeão! Leruá!
O eterno rei, Leruá!
Da tradição! Leruá!
Salve o Cachica! Leruá!
Não morre não, Leruá!
O que nos toca, Leruá!
O coração! Leruá!'
(...)"

Fco Eliton Meneses

2 comentários:

Bruno Santos disse...

Boa tarde, na procura sobre as primícias das manisfestações culturais da nossa Coreaú encontrei esses maravilhosos versos sobre o Leruá, não o conheço, mas acredito que também és como eu, que gostas de guardar, documentar e preservar as riquezas culturias de nossa cidade. De antemão lhe escrevo pedindo um contato, seja por email ou telefone para que eu possa conversar com vossa senhoria sobre a tradição do Leruá, visto que pretendo escrever um TCC sobre nossas maior manifestação popular e essa transmissão de cultura e amostra artística local. Espero por resposta.
Amigavélmente o saúdo!

Eliton Meneses disse...

Olá, Bruno! Valeu pelo comentário! Pode entrar em contato que conversarei com vc com prazer! O e-mail é fcoeliton@ibest.com.br e o zap é (85) 9-9679-7283