quarta-feira, 21 de março de 2012

GRANDES ENCONTROS




"Se eu tivesse 3 mil páginas, não seriam suficientes para falar da importância de Noite Ilustrada. Mas como tenho só duas frases, só vou dizer que é mais um grande sambista que desfalca a nossa música popular brasileira. Fiz dois shows com ele no ano passado, e foi ótimo. Era um cantor de voz maravilhosa e uma divisão espetacular, mas, como dizia Zé Keti, a gente morre sem querer morrer." (Nelson Sargento, sambista mangueirense) (julho/2003)

"Noite Ilustrada foi um dos maiores intérpretes de samba que tivemos. É o que está faltando hoje, e a garotada que está chegando tem de ouvir seus discos para aprender com ele. Fiquei fã dele quando o vi cantar na Rádio Tupi, há muitos anos, e desde então virou meu ídolo. No ano passado, quando fui a Recife, fiquei feliz porque ele fazia sucesso lá. Estava arrebentando a boca do balão, embora tivesse fora da mídia aqui." (Noca da Portela, sambista) (julho/2003)

"Sempre fui um grande admirador não só de suas obras, como de sua pessoa. Fechei contrato com a gravadora Philips no mesmo ano em que Noite Ilustrada estourava com Volta por Cima. Nos tornamos muito amigos. Ele tinha um bar no Largo do Arouche, como eu morava perto estava sempre ali. Ele era um monstro, um baluarte da música." (Jair Rodrigues, cantor) (julho/2003)

Obs.: A caçamba é um balde preso a uma corda para tirar água dos poços, muito comuns nos morros cariocas d'outrora. Quando se joga a corda, o balde só alcança até o comprimento da corda, além de não ter serventia sem a corda; portanto, ser corda e caçamba é estar sempre junto, unido, como carne e unha...