domingo, 24 de março de 2013

O QUE É MIGRAÇÃO?



O sentido de migração está em trocar de região, país, estado ou até mesmo domicílio. A migração interna no Brasil, por exemplo, acontece principalmente por motivos econômicos e desastres ecológicos.
Em um primeiro plano, deve-se entender que o aumento populacional gera uma série de problemas ao local de destino. E a questão de saúde e segurança do país, que já não é ideal, fica cada vez mais precária caso não haja limite de absorção por cidade. Logo, faz-se necessária a ampliação da fiscalização, evitando inchaço populacional.
Por outro lado, a chegada desses indivíduos poderia contribuir para o crescimento do país, principalmente onde há carência de profissionais. E, para que isso seja possível, as ONGs poderiam oferecer curso de profissionalização, aproximando-os da dinâmica social do país, não bastando oferecer apenas água e alimentos, como fez o Estado do Acre com a chegada de 500 haitianos.
Torna-se evidente, portanto, que o país precisa saber lidar e administrar a chegada desses habitantes para que sejam extraídos mais aspectos positivos.

Marinara Albuquerque
3.º Ano - Colégio Pedro II

Nenhum comentário: