sexta-feira, 8 de março de 2013

DIÁRIO NEWS


¡ADIÓS, CHÁVEZ! 

É natural que a nossa grande mídia tenha sempre tentado retratar Hugo Chávez como uma figura  autoritária, populista e caricata. Os avanços sociais da República Bolivariana da Venezuela não interessam; a resistência ao imperialismo, tampouco. As eleições por lá não representam democracia. O apoio das bases populares ao Governo de Hugo Chávez não interessa. O que interessa para a mídia é um Chávez alvo de um arroubo autoritário do rei Juan Carlos: – ¿Por qué no te callas? O que interessa para a mídia, historicamente conservadora, é um mundo sem resistência, sem Chávez e sem chaves para descerrar os grilhões de uma audiência passiva.  

SECA GLOBALIZADA

As correntes de ar que cruzam o Oceano Pacífico e a temperatura das águas do Atlântico Norte, influenciadas pelas geleiras do Polo Norte, determinam o ciclo das chuvas e secas no Nordeste do Brasil. Atentos aos indicadores dos oceanos, os institutos de meteorologia já haviam anunciado timidamente que 2013 seria mais um ano seguido de seca no Nordeste. Com a Zona de Convergência Intertropical (correntes de ar úmido que envolvem a Terra próximo à linha do equador) distante da região, a previsão vem-se confirmando na perspectiva mais dramática. A seca de 2012, considerada a maior dos últimos 40 anos, espraia assustadoramente sua aridez  pelo ano de 2013. Na sua árdua convivência com o semi-árido, o nordestino defronta mais uma grande seca, possivelmente tão grave quanto a de 1583/1585, a de 1720/1791 e a de 1877/1879, em que pese as atuais condições socioeconômicas e estruturais da região tenham conseguido mitigar consideravelmente o flagelo e o êxodo vistos nas secas de outrora.        

ABAIXO O PRECONCEITO

A Corregedoria do Tribunal de Justiça do Ceará determinou que os cartórios do Estado convertam, quando  solicitados pela partes, as uniões estáveis homoafetivas em casamento. O Ceará é a 8.ª Unidade Federativa a adotar a medida, deflagrada depois da orientação jurisprudencial firmada pelos Tribunais Superiores acerca da matéria. Alagoas, Bahia, São Paulo, Piauí, Sergipe, Espírito Santo e Distrito Federal já haviam derrubado a barreira jurídica preconceituosa. Salve a diversidade!  

Nenhum comentário: