"A disputa em torno da condição de extremo setentrional do Brasil deve-se à antiga tradição brasileira de se considerar, como extremo norte do país, o Cabo Orange, no Rio Oiapoque, no estado do Amapá, popularizada pelo uso da expressão do Oiapoque ao Chuí para se designar os extremos norte e sul do Brasil. No entanto, o Cabo Orange, cuja latitude é 4º 30' 30" norte, situa-se 84,5 km mais ao sul que o Monte Caburaí.
Em 1998, uma expedição oficial realizada sob a coordenação do prefeito de Uiramutã, Venceslau Braz de Freitas Barbosa, teria alcançado o monte pela primeira vez e confirmado ser o Monte Caburaí o verdadeiro ponto extremo norte do Brasil e não o Cabo Orange, no Rio Oiapoque. Os expedicionários roraimenses comprovaram que o Monte Caburaí está localizado 84,5 quilômetros acima do rio Oiapoque.
Depois da expedição, o Ministério da Educação (MEC) foi obrigado a fazer a modificação nos livros didáticos de Geografia, que anteriormente tinham o rio Oiapoque (no Amapá) como o ponto mais setentrional do País." (Wikipédia)
Com o reconhecimento do Monte Caburaí, no Estado de Roraima, como o extremo norte do País, deve-se corrigir a conhecida expressão "do Oiapoque ao Chuí" para "do Caburaí ao Chuí."
Nenhum comentário:
Postar um comentário