sábado, 19 de outubro de 2019

Ecce Homo : Nietzsche


"Fiz minha filosofia da minha vontade de ter saúde."

"Minhas experiências me dão um direito à desconfiança geral, em relação aos assim chamados 'impulsos' altruístas, o 'amor ao próximo', pronto a oferecer todo tipo de conselho."

"Deus é uma resposta grosseira, uma falta de delicadeza contra nós, pensadores, basicamente apenas uma proibição grosseira: vocês não devem pensar."

"Não somos um acaso, mas uma necessidade."

"Não quero, de jeito nenhum, que alguma coisa se torne diferente do que é; eu mesmo não quero tornar-me diferente."

"O que mais me lisonjeou até agora foi que velhas colhedoras de uvas não descansaram até terem escolhido os cachos mais doces para mim. É onde se deve chegar, como filósofo..."

"A Circe da humanidade, a moral, falsificou profundamente toda psicologia — desmoralizou-a a ponto de afirmar aquela terrível bobagem de que o amor deve ser algo 'não-egoísta'..."

"A mulher precisa de filhos, o homem é sempre apenas um meio."

"A perda de peso, a resistência contra os instintos naturais, em uma palavra, o 'altruísmo' — foi o que se chamou até agora de moral."

"A primeira coisa que levo em conta ao 'testar' uma pessoa é saber se ela possui uma percepção de distanciamento físico, se ela sempre enxerga uma hierarquia, um grau, uma ordem entre os seres humanos, se consegue distingui-los; é isso que a torna um gentilhomme. Em qualquer outro caso ela pertence, inexoravelmente, ao grupo dos que têm coração altruísta, uma definição bastante benevolente de canaille."

"O necessário não me ofende, o amor fati é a minha natureza mais íntima."

"Obedeço à minha natureza dionisíaca, que não separa o 'não-fazer' do 'dizer sim'. Sou o primeiro imoralista; e, assim, o destruidor par excellence."

(Friedrich Nietzsche. in Ecce Homo)

Nenhum comentário: