quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Crepúsculo dos ídolos : Nietzsche


"Somente como meio de defesa empregam a dialética os que não têm outra arma."

"(...) toda moral de aperfeiçoamento, inclusive a moral cristã, foi um erro."

"Ver-se obrigado a combater os instintos é a fórmula da decadência, enquanto que, na vida ascendente, felicidade e instinto são idênticos." 

"A razão é a causa de falsearmos o testemunho dos sentidos."

"(...) nos vingamos da vida com a fantasmagoria de uma vida distinta, de uma vida melhor."

"Em todas as épocas o peso da disciplina foi posto a serviço do extermínio (da sensualidade, do orgulho, do desejo de dominar, de possuir e de vingar-se). Mas atacar a paixão na sua raiz é atacar a raiz da vida; o processo da Igreja é nocivo à vida."

"Todo o bem procede do instinto e é por conseguinte leve, necessário, espontâneo."

"Os homens foram considerados livres para se poder julgá-los e castigá-los, para se poder declará-los culpados."

"O cristianismo é uma metafísica de verdugos."

"A ideia de Deus foi até agora a maior das objeções contra a existência." 

"O juízo moral tem em comum com o juízo religioso o crer em realidades que não existem."

"(...) na luta contra o animal, torná-lo doente é talvez o único meio de enfraquecê-lo. A Igreja compreendeu isso perfeitamente: corrompeu o homem, tornou débil e reivindica o mérito de tê-lo tornado melhor."

"(...) o aspecto geral da vida não é a indigência e a fome, mas, ao contrário, a riqueza, a opulência, até, caso se queira, uma absurda prodigalidade; onde há luta é pela dominação."

"(...) quando se sente de qualquer modo deprimido, o homem percebe a proximidade de algo feio. Seu sentimento de potência, sua vontade de potência, sua altivez, sua coragem, tudo isso diminui com a feiura e cresce com a beleza."

"A história dos desejos tem sido até agora a parte vergonhosa do homem."  

"As lamentações jamais valem algo, procedem sempre da debilidade. Não há diferença essencial entre atribuir nosso próprio mal-estar aos demais, como faz o socialista, ou atribuí-lo a nós mesmos, como faz o cristão."

"O homem que se torna altruísta é um homem acabado."

"A diminuição dos instintos hostis e que mantêm a desconfiança alerta — e esse seria em todo caso nosso progresso — não representa senão uma das consequências da diminuição geral da vitalidade."

"O homem livre, e muito mais o espírito livre, pisoteia essa espécie de bem-estar desprezível com que sonham os merceeiros, os cristãos, as vacas, as mulheres, os ingleses e demais democratas. O homem livre é guerreiro."

"A filosofia grega é a decadência do instinto grego." 

(Friedrich Nietzsche. in Crepúsculo dos ídolos) 

Nenhum comentário: