terça-feira, 2 de junho de 2015

CORRUPÇÃO


Sempre fui revoltado com a corrupção no Brasil; esse mal crônico que assola o país desde 22 de abril de 1500. Tenho acompanhado com júbilo há tempos o sistema de Justiça combatê-la, muitas vezes discretamente, sem necessidade de tornar o combate à corrupção uma vistosa bandeira político-partidária.
De uns tempos pra cá, especificamente de 2003 pra cá, quando o combate à corrupção (e não a corrupção em si) ficou mais intenso, vem-se formando paradoxalmente uma onda de revoltados (online ou não) contra a corrupção, que tem um sério problema. Esses revoltados, até um dia desses, pouco se importavam com a corrupção. Além disso, esses revoltados não se revoltam (nem nunca escreveram uma única frase de protesto) contra a corrupção que há nos mais de 5000 municípios do Brasil, nas 27 Unidades da Federação, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, não; toda a revolta tem tempo e endereço certo, são os últimos doze anos do Governo Federal, que inegavelmente teve muita corrupção, mas uma corrupção que (felizmente) tem sido combatida. A corrupção que é alvo de combate também me revolta, mas me revolta mais a corrupção que permanece impune. Essa, não tenho dúvida, não está no Governo Federal dos últimos doze anos.
Sobre essa onda "puritana" anti-corrupção, que, em São Paulo, por exemplo, deseja a morte do Lula (porque "corrupto"), mas sempre votou em Paulo Maluf, o maior pensador do Século XX, Norberto Bobbio, já havia alertado: "O fascista fala o tempo todo em corrupção. Fez isso em 1922, na Itália; em 1933, na Alemanha; no Brasil em 1964. Ele acusa, insulta, agride, como se fosse puro e honesto. Mas o fascista é apenas um criminoso comum ou um sociopata que está fazendo carreira política. No poder, essa direita não hesita em torturar, estuprar e roubar sua carteira, sua liberdade e seus direitos. Mais do que corrupção, o fascista pratica a maldade."

2 comentários:

Anônimo disse...


Sr Eliton Meneses,

Qual a sua fonte para afirmar que a frase " O fascista fala . . . pratica a maldade" é de Norberto Bobbio?

Atenciosamente,

Clever Mendes de Oliveira
BH, 31/03/2018

Eliton Meneses disse...

O livro dele Do fascismo à democracia (cf.: https://www.modoespartano.org/2017/03/bobbio-vs-scruton-como-tratar-seus.html)