sábado, 27 de junho de 2015

ALTOS E BAIXOS


EM ALTA

A aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo pela Suprema Corte dos Estados Unidos da América e a onda de solidariedade que foi deflagrada no Facebook com a adoção de um filtro de arco-íris na foto de perfil, que, longe de ser um modismo imperialista, carrega um forte simbolismo no tocante à tolerância da diversidade sexual, especialmente no Brasil, onde uma onda homofóbica começava a ganhar força.   

EM BAIXA

O silêncio da mídia sensacionalista local quando o alvo da ação policial envolve os "donos do poder". Na seletividade midiática: "Do pescoço pra baixo é canela!" Mas nem sempre... 

EM ALTA

A mobilização das forças progressistas contra a redução da maioridade penal no Brasil. Fascistas, racistas, não passarão! 

EM BAIXA

A imagem de um povo tolerante que o Brasil outrora possuía. Conta-se que os soldados alemães que combatiam em Monte Castelo e Montese, pressentindo a inevitável derrota nazista na 2.ª Guerra Mundial, mesmo em vantagem técnica em relação aos pracinhas da FEB, resolveram se entregar aos brasileiros, por acreditarem que, nas mãos deles, seriam bem tratados. E efetivamente o foram. Talvez seja esse um dos legados que o povo brasileiro teria a dar para o mundo, muito embora essa nossa imagem de povo tolerante ultimamente tenha sido bastante ofuscada.   

Nenhum comentário: