sexta-feira, 6 de setembro de 2013

COREAÚ – A VELHA PALMA!



O território de Coreaú era habitado originalmente pelos índios anacés, tabajaras e arariús, instalando-se, a partir do século XVIII, com a expansão da pecuária, uma fazenda conhecida como Várzea Grande, em redor da qual surgiu o núcleo urbano.
Um dos mais antigos povoadores "brancos" da região foi o tenente-coronel Manuel Dias de Carvalho, cujas terras lhe foram concedidas, em 1705, por sesmarias, todas situadas nas margens férteis do riacho Coreahu, assim grafado no registro de datas e sesmarias.
A gleba sempre se prestou admiravelmente ao labor agrícola, prodigalizando nas quadras invernosas dias de fartura e de grande bonança aos fazendeiros que aí se estabeleceram.
Depois de algum tempo, o povoado passou a chamar-se Palma. Conta a lenda que, no arraial Várzea Grande, havia uma família de negros que se dedicava ao fabrico de broas de goma muito apreciadas, cuja fama atraía gente de longe que vinha para comprá-las. Como eram fabricadas em forma de palma, era comum ouvir-se dizer de quem se dirigia para Várzea Grande: "Vou para as Palmas".

Nenhum comentário: