sábado, 25 de maio de 2013

LER PARA DESENVOLVER



Vive-se em um mundo onde a leitura é primordial para a vida de cada pessoa, principalmente quando se trata de uma boa formação com informação! Com o surgimento dos livros na Europa, apenas pessoas pertencentes à elite – com alto poder aquisitivo – compravam estes livros. A variedade dos livros aumentou, surgiram novos escritores e com isso os preços foram caindo, até se tornarem acessíveis a outra parte da sociedade.
A leitura ajuda na formação, além de influenciar o nosso modo de pensar, de falar e de agir. Pessoas que não possuem o hábito de ler muitas vezes ficam presas nesse mundo da comunicação. Com a ampla visão de mundo que é fornecida através dos livros, passa-se a ter um olhar crítico para a sociedade, tornando-se assim capaz de promover discussões em busca por melhorias.
Além disso, pesquisas comprovam que pessoas com ativa participação no mundo da leitura entram com mais facilidade no mundo do mercado e possuem maior desenvolvimento profissional.
E um dos grandes problemas que está afastando os jovens do século XXI dos livros é a tecnologia. Portanto, para uma futura sociedade que seja capaz de transformar o nosso país, seria preciso de uma política de Estado na qual houvesse uma maior valorização aos livros, criando feiras e projetos literários, como por exemplo a FLIP, que ocorre em Paraty no Rio de Janeiro, entre outros que ocorrem Brasil afora.

Marinara Rodrigues
3º Ano EM  Colégio Pedro II

Nenhum comentário: