quarta-feira, 22 de maio de 2013

DAMURIDA



Símbolo da culinária macuxi, a damurida é um prato indígena a base de peixe ou caça moqueada, regado a muita pimenta. Apesar da fama de prato regional, a damurida – assemelhada a um ensopado com diversos tipos de pimenta – não é vendida nos restaurantes roraimenses, restringindo-se praticamente às malocas de algumas etnias indígenas, sempre servida acompanhada de farinha e de beiju de tapioca. 
Quando estive em Roraima, experimentei a damurida pela primeira vez na vila de Uiramutã, preparada por um descendente de português estabelecido por aquelas bandas. Seu Moisés preparou com esmero o prato, aliviando bastante na pimenta para tentar torná-lo suportável ao meu paladar cearense. Desse modo, consegui ainda degustá-lo, mas não sem uma ponta de lágrima nos olhos. Em verdade, nem mesmo a pimenta moderada de seu Moisés conseguira evitar o ardor incomum para um paladar pouco afeito a pimenta. 
E enquanto eu soprava relutante mais uma colherada, um índio do lado saboreava célere sua ardorosa comida, ainda fazendo troça da minha boca em chamas...     

2 comentários:

Benedito Rodrigues disse...

É vivendo e aprendendo, irmão, como diz o dito batido, que se espraia pelo linguajar de nossa gente. E se eu lhe contar que as histórias para contarmos aos nossos netos vão começar a surgir é de agora em diante, aos montes, porque as faremos com nosso suor e resistência. Viva à luta pelas gentes, viva a luta por um Coreaú justo e solidário! Deus está conosco!

Anônimo disse...

Estive em Boa Vista no fim de outubro de 2013, comi damurida no Bar Meu Cantinho Histórico,
fica em frente da Orla Taumanam, numa esquina praticamente ao lado da histórica igreja Matriz.
Gostei muito. Muito apimentada, mas saborosa.
Abs
Hilton
Vitória - ES