sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A Gaia Ciência : Nietzsche


"Mas em todas as circunstâncias o novo é o mal, aquilo que quer conquistar, derrubar as velhas fronteiras e as antigas devoções; e só o que é antigo é bom!"

"O maior trabalho dos seres humanos até agora foi o da concordância de todos sobre muitas coisas e a criação de uma lei da concordância — tanto faz se as coisas são verdadeiras ou falsas."

"E não será exatamente o que consideramos importante, o que nos denuncia? Isso revela onde colocamos o peso das coisas, e o que para nós não tem peso nenhum."

"Como fenômeno estético, a existência ainda nos é suportável, e por meio da arte nos são dados o olhar e a mão, e sobretudo, a boa consciência para podermos fazer de nós mesmos um fenômeno como esse."

"Devemos ser capazes de nos colocarmos acima da moral, e não apenas ficarmos parados com a rigidez medrosa de alguém que teme escorregar e cair a qualquer instante, e inclusive devemos ser capazes de flutuar e brincar com essa moral! Como poderíamos prescindir da arte para isso, e também do maluco? E enquanto, de algum modo, vocês ainda sentirem vergonha de si mesmos, não poderão estar conosco!"

"Com a moral, o indivíduo é induzido a ser uma função do rebanho e só se atribuir valor como uma função."

"Será que não estamos caindo continuamente? (...) Será que não estamos vagando por aí através de um nada infinito? O espaço vazio, será que ele não está nos bafejando?"

"A decisão cristã de achar o mundo feio e mau tornou o mundo feio e mau."

"É o que dita o sentimento judeu, para o qual tudo que é natural é a indignidade em si mesma."

"Onde se domina, existem massas, onde há massas, existe uma necessidade de escravidão. Onde existe escravidão, os indivíduos são poucos, e eles têm contra si os instintos de rebanho e a consciência."

"Aquilo que em tempos passados nos conduzia à suposição de um 'outro mundo', não era um impulso e uma necessidade, mas um engano na interpretação de certos processos naturais, uma dificuldade do intelecto."

"Tudo o que é do meu jeito, na natureza e na história, fala comigo, elogia-me, empurra-me para a frente, consola-me —: o resto eu nem escuto, ou esqueço-o logo. Estamos sempre apenas em nossa companhia."

"Os perspicazes juízes das bruxas e até as próprias bruxas estavam convencidas da culpa delas por bruxaria, mas, apesar disso, ela não existia. É isso que acontece com toda culpa."

"Você deve se tornar aquele que é."

"Quero aprender cada vez mais, ver o necessário das coisas como sendo o belo — então, serei um daqueles que tornam as coisas belas. Amor fati: daqui em diante esse será meu amor."

"De vez em quando precisamos saber nos perder, se quisermos aprender algumas coisas que nós mesmos não somos."

"Ao longo da maior parte do tempo consideramos o pensamento consciente como o pensamento em si, só agora nos surge a verdade, de que a maior parte de nossa atuação intelectual ocorre de forma inconsciente e imperceptível para nós."

"A senda ao próprio céu sempre passa pela volúpia do próprio inferno."

"Os gregos costumavam rezar duas ou três vezes por tudo o que é belo!"

"Como seria se um dia ou uma noite um demônio se intrometesse na sua mais solitária solidão, e dissesse: 'Você terá de viver mais uma vez, e inúmeras vezes mais, esta mesma vida, como a que vive agora e viveu, e não haverá nada de novo nela; porém, cada dor e cada prazer, cada pensamento e cada suspiro, e tudo indizivelmente pequeno e grande de sua vida voltará para você, na mesma sequência e ordem — inclusive essa aranha e essa luz da Lua entre as árvores, e também esse instante e eu mesmo. A eterna ampulheta da existência será sempre invertida — e você com ela, seu grãozinho de pó, em meio à poeira!"

"Ó grande astro! O que seria de sua felicidade se você não tivesse a quem iluminar!"

"Na natureza, não predomina nenhuma situação precária, porém, uma abundância, um desperdício, que até beira a insensatez. A luta pela existência é apenas uma exceção, uma restrição temporária da vontade de viver; a luta grande e pequena gira totalmente em torno de algo maior, do crescimento e da extensão da potência, de acordo com a vontade de potência, que afinal, é a vontade da vida."

"Pois o amor, pensado como inteiro, grande, completo, é natureza, e como natureza em toda eternidade, algo 'amoral'."

(Friedrich Nietzsche. in A Gaia Ciência)

Nenhum comentário: