sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

GUERRA E PAZ :: TOLSTÓI





"'Guernica' de Pablo Picasso está para o povo espanhol assim como Guerra e Paz de Leon Tolstói está para o povo russo. Ambos, na sua linguagem – pintura e literatura – atingiram um patamar de excelência artística alcançado apenas por um punhado entre milhões de postulantes. Picasso retratou em seu vasto painel a alma, o sacrifício e a grandeza do povo espanhol e, acima de tudo, produziu um símbolo da paz. Tolstói, em seu enorme e magnífico romance, retratou igualmente o sacrifício, o patriotismo e a grandeza do povo russo e, por sua vez, construiu também um monumento à paz.
Guerra e Paz está entre as grandes obras produzidas pelo ser humano, como 'Guernica', 'David' de Michelangelo, 'A Flauta Mágica' de Mozart, 'Monalisa' de Leonardo da Vinci. Copioso, às vezes irregular, no seu conjunto de mais de mil e quinhentas páginas ele possui, no entanto, luz própria como os grandes astros. Brilha como um livro maior entre milhões de livros, deslumbra como só uma verdadeira obra de arte é capaz de deslumbrar, e emociona como só as grandes histórias conseguem emocionar." (Ivan Pinheiro Machado)


GUERRA E PAZ :: CITAÇÕES

"(...) a única verdadeira felicidade da vida é a satisfação que se tira do bem que se faz."
"A ideia acabará por seguir o seu destino sozinha."
"(...) nenhuma verdade é vista do mesmo aspecto por duas pessoas."
"– A posteridade se encarregará de lhe fazer justiça."
"O homem vive conscientemente a sua vida individual, servindo de instrumento inconsciente à realização dos fins históricos da humanidade inteira."
"(...) nada há que valha estes dois soldados – a paciência e o tempo!"
"(...) o absurdo da conclusão dada resulta apenas do fato de se decompor o movimento arbitrariamente em unidades, quando o certo é que o movimento de Aquiles e o da tartaruga se produzem ininterruptamente."
"Foi a soma das vontades humanas que fez a revolução e que tornou possível Napoleão, e só ela os manteve e aniquilou."
"A palavra é de prata, mas o silêncio é de ouro."
"(...) no sonho tudo é inverossímil e absurdo menos o sentimento que o conduz."
"Os atos dos homens são uma consequência do seu caráter inato e das influências que sobre ele atuam."
"A responsabilidade parece maior ou menor consoante o conhecimento das condições em que se encontra o homem cujo ato julgamos, segundo o maior ou menor lapso de tempo transcorrido desde a realização do ato até o momento de ser julgado e segundo a maior ou menor compreensão do mesmo."
(Leon Tolstói)

Nenhum comentário: