domingo, 30 de novembro de 2014

DESGRAÇA ALHEIA



"Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e quando tropeçar, não se regozije o teu coração;" (Provérbios 24:17) 
De alguns anos para cá, o maior prazer de muitos torcedores do Ceará é assistir à miséria do Fortaleza e vice-versa. Os alvinegros se conformam com a permanência do Fortaleza na Série C. Os tricolores soltam fogos eufóricos e aliviados pela permanência do Ceará na Série B. A desgraça do outro se tornou o maior prazer de todos, algo mais importante até do que as próprias conquistas, sinal de que as coisas andam muito mal não apenas com o futebol cearense, mas também com o seu torcedor.
Sou Ceará, mas não consigo torcer contra o Fortaleza, sobretudo diante de times de fora. Não quero ver o Leão do Pici amesquinhado, aviltado, desdenhado, rastejando em divisões menores, acostumado a fracassos, cheio de traumas, tratado como time sem história. Ora, além de torcedor do glorioso Vozão, sou cearense e, como torcedor do futebol cearense, quero nossos times como protagonistas no cenário nacional e não como meros figurantes. Quero que nos nivelemos por cima e não por baixo. Não quero ver o Ceará e o Fortaleza sempre sofrendo para permanecer nas Séries B e C. Quero ambos na Série A.
O prazer da desgraça alheia, traduzido no alemão como Schadenfreude, revela aspecto torpe da natureza humana que desde o Velho Testamento se busca reparar, mas que, entre nós, torcedores do futebol cearense, está cada vez mais na moda, lamentavelmente.

Nenhum comentário: