João Antônio Pereira Ibiapina, conhecido como Padre Ibiapina, nasceu em 05 de agosto de 1806, em Sobral (CE). Foi deputado, juiz de direito e advogado, mas, aos 47 anos, decepcionado com as leis dos homens, decidiu seguir a vida religiosa. Padre Ibiapina percorreu o Nordeste em missões evangelizadoras, erguendo casas de caridade, igrejas, capelas, cemitérios, cacimbas d'água e açudes, bem como defendendo os direitos dos trabalhadores rurais e ensinando técnicas agrícolas aos sertanejos.
Padre Ibiapina adotava práticas precursoras da opção pelos pobres feita pela Igreja Católica no Concílio Vaticano II, que deu origem à Teologia da Libertação.
Antônio Conselheiro teve forte influência da obra missionária do Padre Ibiapina, cujas pregações acompanhou por algum tempo na região de Ipu (CE). Há quem sustente inclusive que o tratamento de "meu Pai" e o "Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo", adotados por Conselheiro e seus seguidores, foram herdados da prática do Padre Ibiapina.
Outro que sofreu influência do estilo de vida e do modo de pregar do Padre Ibiapina foi Padre Cícero, que também foi perseguido pela Igreja pelo seu modo diferente de pregar a fé cristã.
Padre Ibiapina adquiriu fama de profeta e milagreiro e hoje é venerado como um santo do povo, especialmente pelo interior paraibano, onde foi mais atuante. Faleceu em 15 de fevereiro de 1883, no distrito de Santa Fé, atualmente localizado no município de Solânea (PB).
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário