domingo, 12 de agosto de 2018

DIÁLOGO


Eleumar Vaz: Doutor, o comunismo para que funcione é necessário que todos pensem de forma igual, ou sejam forçados a aceitar a vontade estatal, e isso só se consegue com forte repressão, cerceamento das vontades individuais, da liberdade de pensamento e associação, e com muita violência simbólica e em alguns casos, física. Diga me se não é assim, e se assim sendo, seria esse um sistema que pode viabilizar a felicidade e ser considerado justo?

Eliton Meneses: O comunismo é uma utopia, amigo! As utopias não são feitas para que as alcancemos, mas para que continuemos a caminhar. Não considero que vivamos no melhor dos mundos possíveis nem que a história tenha terminado. A busca por um mundo melhor continua, seja para alcançar a utopia do comunismo, para aqueles que acreditam na natureza humana, seja para alcançar uma outra possibilidade, para aqueles que não acreditam na bondade natural. Só espero que o amigo não esteja conformado e satisfeito com o capitalismo avançado mercadológico dos nossos tempos, crente de que ele é a página final da história... Tudo bem que vc não concorde com o caminho do comunismo, mas nesse caso teria duas opções: ou achar que já vivemos no melhor dos mundos ou pensar numa alternativa um pouco melhor e colaborar para a construção dela... Abraço!

Eleumar Vaz: Doutor. Obrigado pela resposta esclarecedora de seu pensamento e pela consideração em responder me. Quando vier a Coreaú, gostaria de ter um dedo de prosa com você, sem dúvida será esclarecedor para mim. Pessoalmente acredito ser mais fácil corrigir os erros do capitalismo do que os do consumismo, mas de fato o que acho que seria o mais próximo do ideal é o estado de bem estar social, ideia vigorante até a década de 80 e destruída por Regan e Thatcher, quando propuseram o neoliberalismo. O estado de bem estar social é o capitalismo com medidas compensatórias, é a ideia bem sucedida aplicada em alguns países europeus e asiáticos. É isso que eu almejo para o Brasil.

Eliton Meneses Ótimo, amigo! Em setembro vamos combinar uma prosa!!

Via Facebook

Nenhum comentário: