quinta-feira, 24 de março de 2016

OS DEMÔNIOS




"– Leia-me agora mais uma passagem... a que fala dos porcos – pronunciou num átimo.
– De quê?  Sófia Matvêievna levou um tremendo susto.
– Dos porcos... aquela mesma passagem... ces cochons... estou lembrado, os demônios entraram nos porcos e todos se afogaram. Leia essa passagem, faço questão; depois lhe digo para quê. Quero rememorá-la ao pé da letra. Preciso dela ao pé da letra.
Sófia Matvêievna conhecia bem o Evangelho e imediatamente encontrou em Lucas a passagem que coloquei como epígrage da minha crônica. Vou repeti-la:
'Ora, andava ali, pastando no monte, uma grande manada de porcos; rogaram-lhe que lhes permitisse entrar naqueles porcos. E Jesus o permitiu. Tendo os demônios saído do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do lago, e se afogou. Os porqueiros, vendo o que acontecera, fugiram e foram anunciá-lo na cidade e pelos campos. Então saiu o povo para ver o que se passara, e foram ter com Jesus. De fato acharam o homem de quem saíram os demônios, vestido, em perfeito juízo, assentado aos pés de Jesus; e ficaram dominados pelo terror. E algumas pessoas que tinham presenciado os fatos contarem-lhes também como fora salvo o endemoniado'." (Fiódor Dostoiévski. in Os Demônios, p. 632)

Nenhum comentário: