terça-feira, 6 de novembro de 2007

A ignorância é a mãe do preconceito

"Somos muitos Severinos
iguais em tudo e na sina:
a de abrandar estas pedras
suando-se muito em cima,
a de tentar despertar
terra sempre mais extinta,
a de tentar arrancar
algum roçado da cinza."
João Cabral de Melo Neto
Quando esteve, a estudo, na Itália, João Pedro (cearense de Coreaú) conheceu uma retirante paulista que buscava seu 'companheiro', grávida e desprezada. Refugiada, não da seca, mas das agruras do amor, era uma jovem 'moça' digna de alguma simpatia, particularmente por seu desprendimento e notória ignorância. Largara os estudos em busca de seu sonho: reencontrar o pai do filho que carregava no ventre, um guapo aventureiro vindo dos pampas.
A jovem hospedou-se na mesma pensão em que João Pedro estava, vindo a tornarem-se amigos. Certa noite, confessou-lhe sua profunda frustração por receber, já na primeira ligação que fizera a seu amado, um lamentável: "Bah, guria, vai te fuder; arreda de mim, tchê!".
João Pedro ficou com um indisfarçável pesar, inerme diante da situação.
No dia seguinte, ouvindo João Pedro conversar – arranhando os idiomas respectivos – com alguns colegas de estudo: alemães, italianos, franceses e ingleses, a jovem paulista afirmou surpresa: "Não sei como vocês cearenses conseguem aprender tanta coisa, naquela terra tão seca, buscando água na cacimba, com aquelas jangadas todas saindo para pescar!".
Ao que, tentando se segurar – eis que nunca buscara água em cacimba ou andara de jangada –, ele lhe respondeu: "Minha filha, é que, entre uma volta e outra na cacimba, entre uma pescaria e outra - na jangada -, nós paramos, pegamos um livro e aprendemos alguma coisa".
Achou que o gaúcho tinha sido muito cruel, ao ferir sentimentos e esperanças, ainda que de alguém que ostentara um pedantismo inconseqüente. Só por isso, a jovem não ouviu pela segunda vez o: "Bah, guria, vai te fuder; arreda de mim, tchê!!".
É sempre salutar ver o lado lúdico dos desaforos que nos lançam.
Se a ignorância é a mãe de todo preconceito; o preconceituoso, antes do nosso ódio, merece nossa complacência e nosso sarcasmo...

Nenhum comentário: