segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Estado Democrático de Direito


Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:  
I - a soberania; 
II - a cidadania; 
III - a dignidade da pessoa humana; 
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; 
V - o pluralismo político. 
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

* Constituição Federal de 1988

sábado, 24 de setembro de 2022

Appredre à vivre : Luc Ferry

 

《[...] toute présence suppose une absence, toute immanence une transcendance cachée, toute donation d'objet, quelque chose qui se retire. [...] Il signifie que la transcendance n'est pas une nouvelle «idole», une invention de métaphysicien ou de croyant, la fiction, une fois encore, d'un au-delà qui servirait à déprécier le réel au nom de l'idéal, mais un fait, un constat, une dimension incontestable de l'existence humaine inscrite au cœur même du réel. [...] En ce sens, elle est bien non métaphysique et post-nietzschéenne.》(Apprendre à vivre. Luc Ferry)

sábado, 11 de junho de 2022

Antônio Raposo

 

Saí de casa há quase trinta anos; até os quinze morei em Coreaú. Mesmo vivendo quase o dobro do tempo fora, jamais consegui encontrar tantas figuras humanas como as encontrei em Coreaú nos meus primeiros quinze anos de vida. Lázaro, Vicente Portela, Cordeiro, Chico da Águeda, Vicente Alfredo... Eram os adultos do meu tempo de menino, homens do povo, marcantes, cada qual com sua idiossincrasia. Com cada um deles tive momentos, ainda que breves, indeléveis. Lázaro me tratava de igual para igual mesmo tendo quarenta anos e eu, dez; Vicente Portela me tratava por Bafafá, desde que nasci, e fazia questão de me cumprimentar todo santo dia, estivesse eu dentro ou fora de casa; Cordeiro sempre me enchia de insultos na sua oficina de sandálias de couro, sabendo que eu, na minha fleuma de menino tímido, seguiria calado com meus peixes; Chico da Águeda um dia me perguntou se a Terra era redonda e ficou calado quando apontei para a lua crescente e disse que aquela sombra arredondada na lua era o reflexo da Terra; caminhei lado a lado um dia chuvoso com Vicente Alfredo enquanto ele calculava a quantas léguas ficavam as cabeceiras do Rio Coreaú... Todos eles infelizmente já se foram. Ontem mais um desses cardeais do meu imaginário pueril foi habitar o plano da memória. Seu Antônio Raposo, o cardeal mais simpático, mais humilde e mais amável que a Palma já conheceu. Com um sorriso permanente no rosto, sempre que passava lá por casa trocava um dedo de prosa: — Como vai, Machin? [...] Ao saber de sua morte, bateu uma tristeza. Como a vida é efêmera! Como quase todos os pilares da minha aldeia imaginária já não estão mais entre nós! Como o mundo fica mais pobre sem o sorriso do Seu Antônio Raposo! Requiescat in pace, homo aeternae laetitiae!            

domingo, 29 de maio de 2022

Vontade de potência :: Nietzsche


«Nada é mais perigoso que um objeto de desejo contrário à essência da vida.» 

«Rousseau é um sintoma de desprezo de si mesmo e de vaidade incandescida — índice da carência de vontade dominante: moraliza e busca nas classes dominantes a causa de seu estado miserável de homem rancoroso.» 

«Devemos restituir aos homens a coragem de seus instintos naturais.» 

«Assenhorar-se do caos de si mesmo, forçá-lo a tornar-se forma, a tornar-se lógico, simples, sem equívoco, matemático, lei — eis a grande ambição.» 

«A ascensão do cristianismo não é mais nem menos que a doutrina socialista por excelência.» 

«Temos pelo labirinto uma curiosidade particular, e esforçamo-nos, por isso, em travar conhecimento com o Sr. Minotauro, do qual se contam tantas coisas perigosas.» 

«Hoje acolhemos com leve ironia toda pretensão de querer fixar a condição do homem; temos em mente que, apesar de tudo, só nos tornamos o que já somos (apesar de tudo, quero dizer, da educação, da instrução, do ambiente, do acaso e dos acidentes.»
 
«A premissa de que pertence à humanidade resolver uma missão geral, que em seu conjunto tende para um fim qualquer, esta ideia, tão obscura e arbitrária, é bastante jovem.» 

«[...] somos tolerantes a respeito de certas coisas somente porque, de longe, elas exalam um certo odor cristão.. Os socialistas apelam para os instintos cristãos, e aí está sua mais sutil sabedoria.» 

«[...] sua incapacidade de se dirigir cria a necessidade de um "pastor" — é o que compreendem os sacerdotes...»

«[...] na prática da vida, na paciência, na bondade e na ajuda mútua, a gente miúda lhes é superior (é mais ou menos o julgamento que reivindicam Dostoiévski e Tolstoi para os seus mujiques), são mais filósofos na prática, têm uma forma mais corajosa para executar o que é necessário...» 

«O que se tem desejado foi sempre a fé e não a verdade...» 

«Quando compreendemos que o "sujeito" não é algo que atua, mas somente uma ficção, decorre daí uma série imensa de coisas.» 

«A unidade não existe na natureza do devir.» 

«É benfazejo contemplar a grandiosa indiferença da natureza em face do bem e do mal.» 

«Se o mundo tivesse um fim, já deveria ter sido alcançado.» 

«O devir não tem condição final e não tende ao "ser".» 

«[...] não se pode ser mais útil a uma causa que perseguindo-a e excitando toda a matilha contra ela.» 

«Somente poderia crer num deus que soubesse dançar...» 

«O homem trágico diz "sim" em face até do sofrimento mais duro: [...]. Dioniso dilacerado, em pedaços, é uma promessa de vida, renascerá eternamente e voltará da destruição.» 

(Friedrich Nietzsche. Vontade de Potência)

domingo, 15 de maio de 2022

Espanto (Thaumázein)

 

«É verdadeiramente do filósofo este sentimento ('pathos'), o espanto ('thaumázein'); pois não há outra origem (arché) da filosofia que não esta.» (Platão. Teeteto, 155d) 

«Pelo espanto ('thaumázein'), os homens chegam agora e antigamente à origem imperante do filosofar.» (Aristóteles. Metafísica, A2 982b 12ss)



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Morena

 

Mais linda que o céu, o sol e o mar; 
A flor que irradia o mundo de cores; 
Menina morena essência de flores; 
Melhor tradução do verbo amar... 

Aquela que faz o tempo acalmar; 
Nos olhos, o brilho; na face, fulgores; 
Sedenta de vida, de muitos sabores; 
Princesa que sabe seu ser sublimar. 

A rosa elegante, que dança no vento; 
De alma silvestre, sabor liberdade; 
Tem asas, viaja na melhor canção. 

Se ama, sem medo, desfruta o momento; 
Nasceu sob o signo da felicidade; 
Ficar, quem me dera, por cada estação. 

Eliton Meneses

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Arte e filosofia

 

«Porque as suas convicções filosóficas não impediam suas admirações artísticas; nele, o pensador não subjugava o homem sensível.» Flaubert

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Aforismos


Muitas vezes, admiramos no outro aquilo que não temos coragem de ser. Diógenes era um cão insuportável; Francisco de Assis, um poeta louco; Pessoa, um ébrio solitário...

Normalmente, começamos certos de saber a solução dos problemas do mundo e terminamos sem saber a solução do nosso próprio problema.

Não podemos resolver todos os problemas do mundo. Nem sofrer todas as suas dores. Façamos o que está a nosso alcance.