sábado, 30 de novembro de 2019

Além do bem e do mal : Nietzsche


"Não se prender a qualquer pessoa: mesmo que seja a mais querida — toda pessoa é uma prisão e um refúgio."

"(...) aquilo que é comum tem sempre pouco valor. No final, as coisas devem ser como são e como sempre foram — as grandes coisas continuam sendo para os grandes, os abismos para as profundezas, as delícias e entusiasmos para os refinados e, resumindo, as raridades para os raros."

"Não é a intensidade, mas a duração dos sentimentos superiores que forja os homens superiores."

"Não existem fenômenos morais, o que existe é a interpretação moral dos fenômenos..."

"Aquele que luta com monstros deve ter cuidado para não se tornar um monstro. E se você olhar durante muito tempo para um abismo, o abismo vai também olhar para dentro de você."

"O que se faz por amor acontece sempre além do bem e do mal."

"O amor traz à luz as qualidades ocultas e superiores de um amante — o que é raro e excepcional nele: nesse ponto, ele engana facilmente a sua regra."

"Amamos acima de tudo nossos desejos, e não a coisa desejada."

"Seus profetas fundiram em uma só as palavras 'rico', 'ímpio', 'perverso', 'violento', 'sensual', e pela primeira vez deram um cunho vergonhoso à palavra 'mundo'. Nessa inversão de valores (à qual pertence a palavra 'pobre' como sinônimo de 'santo' e 'amigo') jaz a importância do povo judeu: com ele começa a rebelião dos escravos na moral."

"Os verdadeiros filósofos são ordenadores e legisladores; dizem: 'é assim que deve ser!', determinam o para onde? e o para quê? do homem, e, ao fazer isso, colocam o trabalho prévio dos operários filosóficos e dos que dominaram o passado a seu dispor — agarram-se ao futuro com mãos criadoras, e o que quer que seja e tenha sido passa a ser para eles um meio, um instrumento, um martelo. O seu 'conhecer' é criar, sua criação é legislar, o seu querer à verdade é vontade de potência."

"No homem a criatura e o criador estão unidos: em um homem não há apenas matéria, fragmento, abundância, barro, lodo, absurdo, caos; há também o criador, o escultor, a dureza do martelo, a divindade do espectador e o sétimo dia: — vocês entendem esse contraste?"

"O homem nobre também ajuda os desafortunados, mas nunca — ou quase nunca — por piedade, e sim por um impulso gerado pela superabundância de poder."

"Só existem obrigações para com aqueles que nos são iguais."

(Friedrich Nietzsche. in Além do bem e do mal)

Nenhum comentário: