sexta-feira, 31 de maio de 2019

Vidas Secas


A história se passa com uma família de retirantes nordestinos, que em tempos de seca saía em busca de água e qualidade de vida.
A família era composta por Fabiano, sinhá Vitória e dois filhos, que são citados como filho mais velho e filho mais novo. Na família ainda tinha mais um membro, a Baleia, que não é aquele animal que vive de baixo da água e sim um cachorro.
Fabiano é um bruto, típico vaqueiro, nunca frequentou a escola, às vezes chega a ver a si próprio como um animal, pois não sabe se comunicar, tanto que entrou em uma confusão em um bar com um soldado que o desafiou para um jogo. O soldado perdeu a aposta e começou a xingar, Fabiano retrucou insultando a mãe do soldado e acabou sendo preso por desacato.
Sinhá Vitória é a esposa de Fabiano, mulher de muita fé e trabalhadora, cuidava dos filhos e ajudava o marido. Sabia fazer contas, sonhava com um futuro melhor para os seus filhos, o sonho dela era ter uma cama de fita de couro para dormir. Em um dos caminhos de fuga da seca, a família achou uma fazenda abandonada, eles então se abrigaram nela. A cachorra Baleia saiu, quando voltou estava com um preá na boca, logo a família devorou, sobrando apenas ossos para Baleia, Fabiano encontra água no bebedouro dos animais , e logo pensa, “teremos água e comida hoje”. No outro dia chega um senhor na fazenda, perguntando o que eles faziam ali e queria expulsar a família de lá. Fabiano negociou, ofereceu sua mão de obra em troca de permanecer lá; então o patrão aceitou. A ideia de Fabiano agora era sobreviver.
A seca chegava, vários pássaros tentavam beber a água dos animais, as aves poderiam matar o gado de sede, diante disso Fabiano pegou uma espingarda e tentou afugentá-las, elas poderiam servir como comida, mas por pouco tempo. Nesse mesmo período, a cachorra Baleia estava muito doente, Fabiano então achou que ela estava com raiva, então decidiu sacrificá-la, sinhá Vitória tirou os meninos de perto para evitar que vissem a cena. A cachorra era como uma parte da família. Fabiano preparou a espingarda e matou a Baleia.
Fabiano estava muito endividado com o seu patrão, pois sempre pedia dinheiro emprestado. Todos os bezerros morreram, Fabiano e sinhá Vitória decidiram partir. Eles saíram de madrugada, os dois foram conversando sobre o futuro deles e dos filhos: "O que será de nossa vida? Vamos para a cidade? E os nossos filhos?"
A mãe dos meninos não queria que eles fossem vaqueiros como Fabiano. Já ele não via outro futuro para eles que não fosse esse. Todos os planos de viverem em outra terra os animavam a continuar a viagem para algum lugar onde pudessem viver e tornar os seus filhos pessoas melhores.

Carlos Henrique Albuquerque
Escola Vilebaldo Aguiar
2.º Ano do Ensino Médio

Nenhum comentário: