sábado, 30 de setembro de 2017

NU ARTÍSTICO (DEBATE)


Mote: A sociedade que mais acessa sites pornográficos finge espanto diante de um artista nu...

Paulo Victor: Meu grande amigo! Tá certo mas a questão não é do artista nu e das crianças está ao lado de um adulto nu e isso que esta tando o que falar. Logo pq nos seres humanos vem nu ao mundo. A questão é criança ao redor de um adulto nu.

Eliton: Meu amigo Paulo Victor, há pouco tempo, numa apresentação semelhante, sem criança, a polêmica foi a mesma... Todas as crianças do meu tempo tomavam banho no Rio Coreaú junto com os adultos nus... Nunca ninguém reclamou disso -- e olha que já faz uns quarenta anos! Não sei por que a nossa atualidade tão pervertida insiste em simular falsamente tanto puritanismo...

Alexandre Neto: Desculpe por discordar meu amigo Eliton Meneses mas havia o lado das mulheres e o lado dos homens em nosso tempo de nus tomado banho de rio, e se temos uma sociedade já erotizada em excesso pelo meios de comunicação não acho certo que nossas crianças também sejam expostas a isto mesmo sobre o argumento de ser arte.

Eliton: Realmente, amigo Alexandre, no rio havia o lado dos homens/meninos e o lado das mulheres/meninas, o problema é que, quem foi contra a participação das meninas no cena de nu artístico tão debatida, é também contra a participação de meninos junto com o artista nu... Na ultraconservadora Índia, periodicamente os sadhus saem aos milhares nus pelas ruas no Kumbha Mela e são referenciados por todos -- homens, mulheres, meninos e meninas -- em nome da fé, sob certo aspecto, um elemento da arte e da cultura dos povos... Os índios, no seu modo tradicional, andam todos nus, velhos e novos, meninos e meninas, e têm muito menos problemas relacionados à sexualidade do que a nossa sociedade pós-industrial... Enfim, talvez não seja a cena em si -- que se desenvolve num contexto, sem nenhuma conotação erótica -- que seja chocante, talvez sejam os olhos "puritanos" de quem a vê que a interpretam com uma conotação que, na realidade, ela não possui...

Alexandre Neto: São civilizações diferente nossa sociedade é predominantemente cristã,com costumes bem diferentes de índios e aborígenes de tais comunidades no caso hindus para eles o nu é tão natural com as aves a voar no céu mas para nós não,talvez temos regredido no nosso progresso de pensamento principalmente aquele nascido na idade média acho que os curadores de arte expõe estas arte modernas e controversas exatamente para aguçar a curiosidade dos menos atentos e assim retirar seus lucros ,mas isto são apenas pontos de vistas diferentes de pessoas preocupadas com os rumos que nossa sociedade caminha, onde a intolerância dos dois lados é mais valiosa que as verdadeiras amizades, não somos contemporâneos na nossa Palma mas lhe admiro não só pela sua estirpe mas pelos seus belos poemas e escritos ,somos discípulos do mesmo sentimento mas com visões diferentes. Ainda terei a oportunidade de lhe conhece e aprender com suas ideias e seu vasto conhecimento.

Eliton: A questão é que a liberdade artística não pode se prender aos preceitos exclusivos da moral judaico-cristã, que parte da sociedade aparenta adota. O componente libertário da arte dialoga inevitavelmente com outros segmentos do humano que transcendem, em muito, as estáticas barreiras dos pudores religiosos... A admiração é recíproca, amigo!

PB: Eliton Meneses... você aceitaria um homem nu (que não seja você) na frente da sua filha? Se aceita, francamente você tem alguma coisa errada.
  
Eliton: É claro que normalmente não aceitaria! Mas se a minha filha fosse atuar – como atriz – numa peça em que a nudez das personagens tivesse uma finalidade consequente, é claro que não veria problema. A paranoia religiosa está chegando a tal ponto que daqui a pouco não se vai poder representar uma cena de parto porque a mãe não pode ficar nua diante do recém-nascido... Acho que o erro está mesmo é na cabeça dessa gente que quer impor todos os seus pudores até pra representação artística... Se a pessoa não sabe o que é teatro, se não sabe minimamente a história do teatro desde a Grécia antiga até os nossos dias, sinceramente acho que deveria pensar suas vezes antes de opinar num assunto tão delicado como esse...

Nenhum comentário: