terça-feira, 23 de julho de 2013

ALTOS E BAIXOS


EM ALTA

O papa Francisco, que, um pouco antes de desembarcar no Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude, foi a Lampedusa, pequena ilha italiana, destino de milhares de imigrantes ilegais africanos, muitos dos quais sucumbem de fome e de sede na travessia, espremidos aos magotes nos pequenos barcos clandestinos, num caminho que começa na esperança, mas termina quase sempre no sofrimento. O papa pediu perdão pela indiferença de todos nós diante de tantos irmãos e irmãs desvalidos e criticou a cultura do bem-estar, que nos faz pensar somente em nós mesmos e nos torna insensíveis aos gritos alheios, numa era de globalização da indiferença.

EM BAIXA

A destruição do Parque do Cocó, último reduto verde da cidade de Fortaleza, que insiste em prosseguir, para saciar a avidez do capital imobiliário, nada obstante os protestos de ativistas ambientais e de movimentos sociais. Quem é contrário à construção de viadutos em pleno parque é taxado de burguês ou maconheiro pelo ex-ministro Ciro Gomes...    

EM ALTA

As muitas pessoas pelo mundo que conseguem se alegrar com a felicidade alheia, libertas da prisão do mero interesse próprio, num mundo em que o outro parece cada vez mais distante. 

EM BAIXA

As pessoas pelo mundo que não se libertaram ainda, vítimas da falta de identidade, que procuram afirmá-la negativamente, a partir da desqualificação pura e simples do outro.

Nenhum comentário: