sexta-feira, 7 de maio de 2021

Verdade


"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32) 

Quem se arvora em conhecedor da verdade deve ter uma resposta para cada pergunta, uma solução para cada problema. A cloroquina foi a resposta para a covid-19, a solução para o problema da pandemia. 

 Ah! Mas não foi a solução! 

 Não foi porque o inimigo a boicotou... 

Carl Sagan falava que: "Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências, mas numa profunda necessidade de acreditar." 

A vantagem da ciência é que ela trabalha com a dúvida a partir da evidência e não com a verdade a priori ou a posteriori. A ciência não tem resposta para cada pergunta, nem solução para todo problema. A despeito disso, dentro de seus limites estreitos, a ciência tem apresentado ao longo da história algumas soluções convincentes, a vacina é uma delas, ao passo que a crença e o misticismo, sobretudo em matéria de saúde pública, sempre se mostraram trágicos. Exemplo disso é a Peste Negra, com milhares de judeus queimados vivos pelos cristãos, acusados de contaminar os poços d'água e causar a doença, uma doença, depois se descobriu, causada por uma bactéria hospedada na pulga do rato-preto... Não é à toa que a Peste Negra precipitou o fim da Idade Média e seu misticismo e deu início ao Renascimento.  

A fé honesta e a ciência séria não enganam e, quando não têm a solução, oferecem o reconforto possível. O problema está na crença cega, no fundamentalismo obtuso, no desejo de não saber... O desejo de não saber não a verdade, mas a evidência dos fatos, porque a verdade ultimamente mais parece uma deusa da barbárie montada no cavalo do apocalipse...

Nenhum comentário: