quinta-feira, 20 de maio de 2021

Aprender alemão

 


Quem quer aprender alemão, uma dica é a leitura do Alemão Passo a Passo do Charles Berlitz, da Editora Martins Fontes. 

Comecei a leitura há uns sete anos e suspendi por priorizar outras leituras e considerar que a leitura não estava rendendo, já que não sabia nada de alemão. Então, comecei um curso de alemão no Clec e, quando terminei o curso, retomei a leitura, que passou a ser compreensível e prazerosa. 

É possível ler o Alemão Passo a Passo sem fazer antes um curso de alemão, mas, com as noções que o curso proporciona, a leitura do fica melhor e mais proveitosa.

P.S.: Meu filho ontem me perguntou: 

— Para que estudar alemão? 

— Ora, para mergulhar no imenso universo da cultura germânica. 

No Alemão Passo a Passo, apreendi as primeiras estrofes de "O Rei dos Elfos", do Goethe.

Fast alle Deutschen kennen die ersten Strophen des Erlkönig von Goethe auswendig:

Es kostet dich nichts zu wissen:

"Wer reitet so spät durch Nacht und Wind?
Es ist der Vater mit seinem Kind.
Er hat den Knaben wohl in dem Arm,
Er faßt ihn sicher, er hält ihn warm.

Mein Sohn, was birgst du so bang dein Gesicht?
Siehst Vater, du den Erlkönig nicht!
Den Erlenkönig mit Kron' und Schweif?
Mein Sohn, es ist ein Nebelstreif."

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Verdade


"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32) 

Quem se arvora em conhecedor da verdade deve ter uma resposta para cada pergunta, uma solução para cada problema. A cloroquina foi a resposta para a covid-19, a solução para o problema da pandemia. 

 Ah! Mas não foi a solução! 

 Não foi porque o inimigo a boicotou... 

Carl Sagan falava que: "Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências, mas numa profunda necessidade de acreditar." 

A vantagem da ciência é que ela trabalha com a dúvida a partir da evidência e não com a verdade a priori ou a posteriori. A ciência não tem resposta para cada pergunta, nem solução para todo problema. A despeito disso, dentro de seus limites estreitos, a ciência tem apresentado ao longo da história algumas soluções convincentes, a vacina é uma delas, ao passo que a crença e o misticismo, sobretudo em matéria de saúde pública, sempre se mostraram trágicos. Exemplo disso é a Peste Negra, com milhares de judeus queimados vivos pelos cristãos, acusados de contaminar os poços d'água e causar a doença, uma doença, depois se descobriu, causada por uma bactéria hospedada na pulga do rato-preto... Não é à toa que a Peste Negra precipitou o fim da Idade Média e seu misticismo e deu início ao Renascimento.  

A fé honesta e a ciência séria não enganam e, quando não têm a solução, oferecem o reconforto possível. O problema está na crença cega, no fundamentalismo obtuso, no desejo de não saber... O desejo de não saber não a verdade, mas a evidência dos fatos, porque a verdade ultimamente mais parece uma deusa da barbárie montada no cavalo do apocalipse...