sábado, 26 de julho de 2014

SEU LUNGA



No Centro de Juazeiro do Norte/CE, é fácil encontrar Seu Lunga. Todos sabem informar onde fica a sucata daquele que carrega a má fama de "homem mais ignorante do mundo", de qualquer sorte uma lenda viva da cultura popular nordestina. 
Avistei Seu Lunga sentado, solitário e compenetrado, na entrada de sua venda. Aproximei-me cauteloso. Um casal acabara de cumprimentá-lo e Seu Lunga, com indiferença, recusara-se a posar para uma fotografia. 
Tomei coragem e o saudei.
– Olá, Seu Lunga! É um prazer conhecê-lo!  
– Oba! Mais ou menos! Respondeu Seu Lunga. 
– Tem tudo no mundo na sua loja, não é, Seu Lunga?
– Não! Não tem elefante, nem trem, nem onça, nem avião...! Não tem tudo no mundo na loja, não!  
– Tudo bem, Seu Lunga! Mas o que o senhor recomendaria para a gente levar de lembrança do Juazeiro?
Seu Lunga pensou, coçou a cabeça, olhou para o interior da sua sucata e disse:
– Escolha você mesmo!
Percorri por alguns minutos o corredor estreito, em meio à enormidade caótica de bregueços, mas sinceramente não encontrei nada em especial que me despertasse o interesse. Por sorte, no retorno Seu Lunga mostrou um saco de anéis. Escolhi dois e paguei sete reais. Antes de me despedir, olhei no fundo dos olhos de Seu Lunga e vi um homem de alguma forma destroçado pela amargura e pela tristeza, muito diferente do folclórico sujeito impaciente tão cantado em verso e prosa no anedotário popular. Uma aura negra parecia envolvê-lo. Também me acabrunhei. Não tive ânimo para seguir a conversa, apenas perguntei se ele estaria disposto a tirar uma foto.
– Pode ser! Respondeu Seu Lunga, para minha surpresa. 
Logo depois de sair da sucata de Seu Lunga, algumas quadras depois, soube que ele, há dois dias, havia enterrado seu filho caçula e que o seu outro filho homem também havia morrido há apenas dez meses. 
Seu Lunga realmente estava tomado pela amargura e pela tristeza. Não conheci Seu Lunga, o lendário cabra impaciente do anedotário popular, mas o homem Joaquim dos Santos Rodrigues, um pai enlutado com a perda de dois filhos. 

Nenhum comentário: