sábado, 9 de março de 2013

GALBA GOMES E RAIMUNDO GOMES



José Galba de Menezes Gomes é cirurgião-dentista, professor, escritor, nascido em Coreaú, em 12 de dezembro de 1943.
Há tempos radicado em Fortaleza-CE, Dr. Galba Gomes nos honra muito, também, como membro da Academia Palmense de Letras (APL), ocupando a cadeia de n.º 06, cujo patrono é outro coreauense e dentista, no caso, o Dr. Raimundo Gomes.
Por seu turno, Dr. Raimundo Gomes (tio-avô do Dr. Galba Gomes), nascido na Palma, em 06 de agosto de 1879, e falecido em Fortaleza, no dia 3 de setembro de 1961, cuida-se da figura que foi homenageada (in memoriam) pelo Município de Coreaú, visto que o Posto de Saúde inaugurado no dia de ontem, 08 de março de 2013, leva seu nome no frontispício.
Voltando ao Dr. Galba Gomes, é de autoria dele o livro "1968 E OUTROS MOMENTOS NA ODONTOLOGIA, NA POLÍTICA E NA CIDADANIA PLENA", publicado em 1999, pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
Portanto, duas figuras da mesma família, com atributos muito semelhantes.

Fernando Machado Albuquerque 
Professor/Membro da APL

P.S.: O autor teve como fonte o livro História de Coreaú (1702-2002), de Leonardo Pildas.

2 comentários:

Eliton Meneses disse...

Galba Gomes, um ícone incontestável da cultura palmense! Nossas saudações a esse ser humano admirável! Competente, talentoso e incansavelmente insatisfeito com as injustiças sociais!

Unknown disse...

Dr Galba Gomes ,sou esposa do seu amigo de Faculdade José Amaro da Costa. Ele muito doente fala em seu nome . Gostaria de entrar em contato com o senhor. Nosso telefone 32314885. Fico eternamente grata.